sexta-feira, 5 de setembro de 2008

The achele

Estava andando um dia desses pela Paulista e acabei lembrando que tinha esquecido de contar um dos episódios mais, ahn, engraçados que eu tive durante minha jornada por Buenos Aires. Vem com certo atraso, mas vem.

Era final da tarde de segunda-feira, eu estava na Avenida Córdoba (uma das mais movimentadas da capital argentina) um dia depois de ter sido assaltado em frente à Casa Rosada. Andei alguns quarteirões de forma vã, e nada de achar a agência do Western Union, onde eu poderia receber enfim alguns trocados que me manteriam vivo na cidade portenha.

Já um pouco de saco cheio de andar sem achar a tal da loja, perguntei para um cara na rua se ele sabia onde poderia ter aquela droga de Western Union. Há menos de 60 horas na Argentina, não tive outra solução que não usar meu español broma-cabrón.

- Hola, señor. Donde yo puedo encontrar una agencia de Western Union?
- Western Union? Bueno, yo creo que sirva te the achele.
- Como?
- The achele, mira? – e apontou para o nada na Córdoba.
- Perdóname, pero... yo no comprendo.
- The achele, chico. Allá, mira?
- Cual!?
- The achele, amarillo y rojo. The achele!

O cara estava se esforçando para me sinalizar alguma coisa, mas eu não entendia. E não fazia sentido, o cara estava misturando inglês e algo que eu imaginei ser espanhol para me mostrar alguma loja. “The achele? Que diabos queria ele me mostrar?”.

- Mira, señor. The achele cual?
- Allá, chico. A la derecha, cambia su lado en la calle, anda dos cuadras… The achele, sí?

Não tinha muita opção e fingi ter entendido. Ok, deve ser alguma coisa ali atravessando a rua, a dois quarteirões... bom, vai saber. Poucos instantes depois, no entanto, percebi o que ele queria me mostrar. Atravessando a rua, vi uma placa da DHL e lembrei de ter aprendido em uma aulinha de inglês que H em espanhol se pronuncia ache.

“Putz, mas é claro! Não é The achele, idiota, mas DHL. De ache ele, e não The achele”.

Meus problemas estavam resolvidos.

Um comentário:

paula r. disse...

pelo menos a sua ficha caiu, né? sou péssima com espanhol, teria ficado perdida pra sempre.

sobre o seu amigo: ele ganhou o miss brasil gay como homem ou vestido de menina? eu teria orgulho de qualquer forma! =)

beijo