quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Corrente blogueira

Ter me livrado da Fuvest para todo o sempre (ou pelo menos até 2009) fez com que eu não me sentisse na obrigação de ler as obras obrigatórias que eu tive que ler ao longo de 2004 e 2005 para as provas que definiriam meu futuro.

Mas alguns meses atrás, enquanto matava as horas antes de entrar no cinema, descobri um sebo nos arredores da Paulista. E em uma das estantes apinhadas de livros – alguns deles com as bordas das páginas corroídas pelas traças –, encontrei uma obra obrigatória para o vestibular deste ano: Dom Casmurro.

Como na minha época a obra obrigatória do Machado era Memórias Póstumas, não li Dom Casmurro. Após uma rápida folheada, me senti na obrigação de desembolsar as 12 pratas e levá-lo para casa.

E era justamente este livro que aparecia sobre a minha impressora, ao lado do monitor, quando li a convocação do Emanuel para uma corrente literária. Como funciona?

1ª Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure)
2ª Abrir na página 161
3ª Procurar a quinta frase completa
4ª Postar essa frase em seu blog
5ª Não escolher a melhor frase nem o melhor livro
6ª Repassar para outros cinco blogs

Seguindo os pedidos, temos como quinta frase completa na página 161:

As for Manduca, I don’t think it was as a sin to have anti-Russian opinions, but if it was, he will have been expiating now for forty years the hapiness he had for two or three months – from which he will conclude (too late) that it would have been much better just to groan, and have no opinions at all.

Antes que ninguém entenda, a explicação: o exemplar de Dom Casmurro à venda naquele sebo era em inglês. Não tive dúvida ao desembolsar la plata: além de ser uma obra do Machado, ainda me serviria para continuar praticando o idioma bretão, já que não faço aulas há um bom tempo.

E agora a parte mais difícil: escolher cinco nomes para dar seqüência à corrente. Nãi sei se algum dos meus cinco escolhidos lerá ou fará isso, mas deixo a agradável tarefa para Júlio Simões, André Marmota, Pedro Pracchia, Bruno ‘Neguinho’ Gonçalves e o pessoal do Martini Seco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha! Sensacional nosso amigo Dom Casmurro em inglês - ou Don CasPunch.

Realmente, a pior parte é escolher os cinco próximos. Eu pensei em escolher o Júlio, o Brunella e o André, achei que o terceiro já tinha participado e não quis fazê-lo repetir. Os dois primeiros, pensei que talvez demorassem um pouco para cumprir com a tarefa.

Gabriel disse...

Já brinquei dessa corrente mês passado, acho ela ótima! O link da minha resposta tá aqui:

http://martiniseco.blogspot.com/2007/10/correntinha-literria.html

Abraço!