sexta-feira, 6 de julho de 2007

Canal campeão

Wimbledon está acabando e, assim, também chega ao fim a transmissão pífia do Sportv do torneio. Ainda bem.

Embora o Globo Esporte da TV a cabo tenha os comentaristas de mais renome no apagado tênis brasileiro, a transmissão foi simplesmente um lixo.

Eles (o canal) conseguiram fazer a maior besteira de transmitir como ao vivo um jogo emocionante da Martina Hingis, mas que já tinha terminado meia hora antes. Eles passaram um jogo completamente irrelevante entre Tim Henman e Carlos Moyá enquanto comia o pau nos jogos de Federer, Roddick, Henin, Serena Williams e Jankovic. Eles fizeram com que um torneio que tem a tendência inglesa de ser chatinho se tornasse ainda pior. Conseguiram.

É claro que Roland Garros teve uns vacilos de transmissão da ESPN, mas a cobertura foi simplesmente show. Sempre que possível, os dois canais mostravam os jogos de grande parte dos favoritos e das favoritas. Muito bom.

Um mês depois, na Inglaterra, a Globosat se limitou a algumas horinhas de transmissão de Wimbledon no Sportv 2. E olhe lá. Com a transmissão de muitos jogos pouco importantes em relação aos que aconteciam ao mesmo tempo. Sem falar nas muitas reprises enquanto partidas ao vivo aconteciam.

Além disso, sempre por volta das 10 horas da manhã, podia estar acontecendo qualquer coisa no jogo de quem quer que fosse, mas o som da transmissão era cortado. Isso porque entrava no ar Maria Esther Bueno, que, diretamente do All England Club, fazia comentários que até eu poderia fazer do alto da Avenida Paulista. Ou do sofá da minha casa. E juro que não cobraria mais do que R$ 10 por dia para fazer isso. Com todo respeito à Maria Esther Bueno.

Mas essa não é a primeira vez que a rede do dono da antiga Águas Espraiadas faz a festa para acabar com as coisas legais da televisão no Brasil. Basta ver o que fizeram com Pica Pau e Simpsons.

Pica Pau era o Chaves matinal do SBT. Se não tinha o que passar, era só colocar o passarinho cínico de penacho vermelho no ar que a audiência gostava. Sou prova viva disso. A Globo pegou o Pica Pau do Cenoura e colocou meia hora no ar durante dois meses. Depois, nunca mais.

Hoje (agora, pra falar a verdade), a Record passa o Pica Pau entre 19h15 e 20 horas. Uma pena.

Com Simpsons também foi uma pena o que fizeram. Eles simplesmente tiraram o segundo principal programa do horário nobre adolescente (a hora do almoço durante os dias úteis) e colocaram para o final da manhã no sábado (quando o mundo normal ainda dorme), espremido entre a TV Bobinho e o SPTV. Isso quando algum evento tosco não tira a galera de Springfield do ar, como algum Mundialito de futebol de areia, que tem, por definição, o Brasil entre um dos finalistas.

Isso sem falar com o que fizeram com a F1 em abril. O Massa se matando pra ganhar no Bahrein e a Globo cortando a transmissão no meio pra mostrar a missa do Papa, que já era transmitida em 8.927 canais da televisão aberta. Aos panacas que acordaram no domingo cedinho pra ver o GP, restou o Teo José na Jovem Pan. Palhaçada.

Pelo menos Chaves fica no SBT.
Amém.

Reflexão sem sentido: Marcelo Melo e André Sá chegaram às semifinais da chave de duplas de Wimbledon. Se eles forem para a final, será que algum canal irá mostrar ao vivo a partida? Creio que não. A Globosat não iria quebrar o protocolo da TV britânica e também não permitiria que outra emissora transmitisse a partida.

Nenhum comentário: