segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Flit

Alguém com um conhecimento intermediário de inglês deve saber que flit significa se mover rápida e instantaneamente de um lugar para o outro (voando, inclusive). Em países de língua bretã, pessoas desligadas e até mesmo ignorantes também são chamados de flit.

No entanto, o que a maioria das pessoas que sabem o significado de flit em inglês não tem conhecimento que a palavra, durante muitos anos, fez parte do vocabulário de grande parte da população nacional, como o principal inseticida do mercado.

Eu mesmo passei um bom tempo da minha infância convivendo com as quatro letras. Sempre que algum inseto indesejável adentrava a casa da minha avó, ela pedia para alguém pegar do Flit e dar um cabo na mosca, barata ou seja lá o que for.

Talvez minha avó soubesse a história do Flit, só que nunca pensei em perguntar. Mas andei indo atrás de algumas informações sobre o inseticida e consegui algumas informações nem um pouco relevantes.

Por exemplo. Ao longo da década de 1920, os principais hospitais do Rio de Janeiro utilizavam gases sulfurosos, obtidos por meio da queima da flor de piretro, para dedetizar os quartos de alguns pacientes. Mas como o enxofre não é a substância mais cheirosa da tabela periódica, era preciso isolar grande parte das alas para que o odor não atrapalhasse alguns pacientes.

Inevitavelmente o método utilizado se tornaria inviável. E se tornou praticamente obsoleto em 1928, quando chegou ao mercado a lata mais temida por todos os insetos: o Flit, da Esso.

Mas... peraí, lata? E como aplicava? Virava o veneno em cima do inseto? Dependendo de como for, talvez fosse mais fácil tentar esmagar o animal indesejado com o a lata, e não com o seu conteúdo...

Só que a indústria pensou nisso, e o Flit era aplicado com o auxílio de uma bomba: a famosa bomba de Flit, pai do spray e avô do aerosol. E era inconfundível: uma bomba como essa só poderia ser aplicada com o inseticida. Diferentemente das latas de spray que hoje estão no mercado.

Não sei até quando o Flit ficou no mercado, mas nunca mais ouvi falar em tal palavra desde que minha avó morreu. Para falar a verdade, nem sei se naquela época aquela bomba cor-de-laranja continha Flit ou já um dos famosos Baygon, SBP... e não sei nem se o Detefon ainda perdura nas prateleiras de supermercados.

Contudo, uma coisa que eu não esqueço é o cheiro do Flit: forte, ácido e atordoante. Deixava o ambiente inteiro e alguns cômodos vizinhos também. Hoje em dia há os inseticidas à base de água, que não poluem, não fazem mal para a família... isso sem falar naqueles que são ligados na tomada e garantem uma noite de sono tranqüila.

Resumindo: os novos inseticidas acabaram com a magia de exterminar insetos.

Um comentário:

The Magical Clown disse...

Eu gostei de fato, e não seria por um motivo besta que eu iria comentar isso aqui..!!

Um flit paralisante qualquer...rs

abraço, ideias bem fundadas!