quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: se os elefantes não tivessem tromba, não seriam capivaras

Eu estava pensando em adiar esta postagem por alguns dias, mas um fato inusitado me fez repensar tal decisão. Voltei do trabalho, fui olhar as estatísticas do blog e percebi: Chegamos ao Orkut! Pois é, acredite! Esta série está sendo divulgada não sei onde, mas o Google Analitcs rastreou diversos acessos da quase finada rede social. Sem divulgar nenhum post via Twitter, Facebook ou qualquer outro meio (preguiça, sabe?), atingimos o Orkut. Ok, com muitos anos de atraso. Mas deixem eu vibrar, vai.

Por isso, antes de começar a explicar por que diabos a capivara não é um elefante sem tromba, faço um apelo: Se você gostou, aprendeu alguma novidade do Chaves, teve um esclarecimento e passou a entender o sentido da vida, divulgue esta série. Sério, Chaves fica muito mais divertido quando entendemos as piadas obscuras. E, por favor, mandem sugestões de piadas ainda não decifradas. Minha gaveta de ideias está ficando vazia. Grato, agora vamos lá.



Eu me pergunto o que a Chiquinha havia feito para chegar à Vila com cara de avoada (para não dizer outra coisa) e fazer perguntas filosóficas para o Seu Madruga enquanto ele tentava pregar um sapato. Até que, na minha última folga, aproveitei para assistir a alguns episódios em espanhol, e confirmei uma grande suspeita: elefantes sem trombas não seriam capivaras. Vejamos.



Notaram o que o Seu Madruga disse? Se os elefantes não tivessem trombas, seriam... Huachinangos. É, isso mesmo. Hua-chi-nan-gos (acho que se separa assim). E o que é isso? Trata-se de um peixe avermelhado gigantesco, que pode chegar a pesar quase 20 km, e que é bastante comum no Golfo do México – e, portanto, conhecido para os mexicanos habitantes da Vila.

Ou seja, se os elefantes não tivessem trombas seriam um peixe gigante e avermelhado que habita no Oceano Atlântico da América do Norte? Pois é. Melhor fossem mesmo uma capivara, afinal... são mamíferos, pelo menos. Mas como não há capivaras no México...

Apenas para comprovar que a piada foi alterada significativamente (neste caso, para melhor), a continuação tem ainda menos sentido em espanhol. Se os huachinangos tivessem trombas seriam elefantes? Não, diz o Seu Madruga. Seriam tramoyistas - uma palavra que não temos em português, mas que significa algo em torno de pessoas que montam e desmontam o cenário.

Melhor imaginar uma capivara com tromba sendo trapezista no circo, né?

4 comentários:

Gustavo disse...

Sugestão para a série (além daquela do Seu Barriga dizendo "Estou me fazendo", que sugeri antes, num outro comentário) seriam: "A casimira não era de Taubaté" e "Vou declarar guerra a todos os chatos do mundo" [a Chiquinha diz, depois, "a todas as crianças do mundo"] e "Eu duvido que não me emprestem, porque é de Sorocaba" (essas duas sã odo episódio da carabina).

Abraços!

Rafael Kaen disse...

Muito bom cara, parabéns! :D

Antonio Carlos disse...

Escreva sobre os chifres queimados do professor Girafales.
Seu Madruga: "Fui eu que coloquei os chifres!"

Anônimo disse...

mano vc colokou : que pode chegar a pesar quase 20 km .. 20km hahah

otimo post, tinha esquecido o nome do blog aparece denovo ae