quinta-feira, 28 de abril de 2011

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: a biscavó da Chiquinha

Eu tenho vergonha das coisas em que penso antes de dormir. Não por serem despudoradas, moralmente incorretas, mas simplesmente por se tratarem de... coisas totalmente sem nexo. Por exemplo: ontem, não consegui tirar da minha cabeça até pregar os olhos em uma piada que passa bem desapercebida nas falas da Chiquinha quando diz sobre sua bisavó. Segue abaixo.

Em dado momento da série, a Chiquinha diz que chama a Dona Neves de “biscavó”, enquanto a venerável anciã se refere à filha do seu madruga como “biscaneta”. Alguma explicação para isso? Sim, meu caro! Sim, nós temos – e não tem nada a ver com “biscates”, seu pervertido!

No próprio episódio mencionado no último post, quando o Chaves se prepara para ler a carta que Dona Neves havia enviado à vila, temos a explicação da piada. A Chiquinha, cujas lentes dos óculos tinham se quebrado, preferiu não ler a mensagem porque “poderia até ficar vesga”. E aí está a explicação de todos os nossos problemas.

Em espanhol, a palavra correspondente a “vesgo” lembra ligeiramente à que temos em português, embora, aparentemente, apenas uma letra seja igual: a letra o. De resto, o v dá lugar a um b (mas já vimos anteriormente que as duas letras têm o mesmo som em espanhol), trocamos e por i, o s vira um z (os fonemas também são iguais na América Latina, enquanto na Espanha z e c ganham uma pronúncia sibilante) e o g transforma-se em um c: VESGO, em espanhol, é BIZCO.

E a pequena Chiquinha tem problemas em falar “bisavó”, assim como toda criança certamente se embanana com uma ou outra palavra por aí. E chama Dona Neves de biscavó. Em espanhol, “biscabuela”. Algo que soa como “vovó vesga”.

Matamos mais uma, aguardemos qual outra ideia inútil vai passar pela minha cabeça para o próximo post.

4 comentários:

Vitor disse...

opa esperando por mais lançamentos sobre o chavez

Maicon disse...

Olá Cavaleiro! Tudo jóia?

É muito importante essa elucidação das piadas sem nexo em português do Chaves para compreender as diferenças linguísticas entre o português e o espanhol. Está de parabéns!

Só quero sugerir a explicação de uma piada que a Chiquinha disse pro Quico que ele nasceu em um lugar de "população gigante" que eu nunca entendi! Pode ser?

Um abraço,
Maicon Andrei da Costa
Pindorama/SP

Anônimo disse...

Hello foi a 3ª vez que li o teu espaço online e adorei tanto!Espectacular Projecto!
Até à próxima

Gustavo disse...

Opa! Que bom que os posts estão de volta! Já estava com saudade das explicações sobre Chaves!

Continue, essa série é imperdível!

Abraços!