segunda-feira, 23 de junho de 2008

Senso de humor, estilo europeu

Matemática não é o forte de muita gente, mas são raras, raríssimas, as pessoas que hoje em dia têm dificuldade para contar de 1 a 10. Mas aconteceu comigo.

Um sábado recente de manhã, acordando com um princípio de ressaca depois de uma leve bebedeira com Antárticas na noite anterior. Levanto às dez da manhã com o cachorro latindo anunciando uma visita em casa.

Deixo rapidamente o conforto da minha cama, escovo os dentes, tento amenizar a cabeleira rebelde e saio do banheiro ainda piscando duro. A visita era o professor de alemão do meu irmão, o mesmo que me ensinou o básico de holandês que eu sei. Um cara do sul da Holanda, dotado de um senso de humor inteligentíssimo e bem diferente. Um amigo, diga-se.

“Your brother should remember this”, disse o professor para o meu irmão. “Come here, Felipe… do you remember numbers in Dutch?”

“Well, I guess so. I haven’t spoken Dutch for a long, long time, but… let’s try”.

“Yeah, let’s try and I help you. This: 1 – een. Now it’s up to you”.

2: “humm… twee?”. “Yeah, that’s it!”.
3: “… drie?”. “Nice one!”.
4: “vier?”. “yeah, vier”.
5: “five, five..? five? Humm…vijf?”. “Yeah, vijf!”.
6: “zex?”. “No, this is German, sechs. Zes, in Dutch”.
7: “zeven”.
8: “acht, acht!”
9: “negen”.
10: “ten? Oh, shit! I don’t remember! Hahahaha! What a shame, what a shame”.

Meu ex-professor foi empático: “Tien, don't you remember? But don't blame yourself, it's 10 o' clock and you've just woken up!”.

“What a shame, my friend!”, reclamei. OK, passei vergonha e tive uma dificuldade enorme para contar de 1 a 10 em holandês.

“Well, you have my number. I’m sorry, I’m joking”, brincou (ele sempre pede desculpas depois de fazer uma brincadeira).

Fui tomar leite e me rendi à melhor piada dos últimos tempos. Não era engraçada, mas sim inteligente e rápida: “Você tem meu número". Justamente eu, que não lembrava os números, e se quisesse reaprendê-los bastava ligar para o professor e marcar algumas aulinhas. Genial!.

Mas eu ainda estava com uma puta vergonha por só saber contar de 1 a 9.

5 comentários:

juliana moura disse...

ah pára. ¬¬

LF disse...

En su comentario, es excelente poder tocar a alguien, principalmente usted.



Tá, mas sabe contar em português, né? ehehe
Isso já vale muito, ainda mais na tua região?!!?

Se fosse aqui, até em russo alguém saberia contar, mas essa é uma peculiaridade aqui do Sul, é uma forma de tentar fazer tu voltar.


ah, e definitivamente, eu não sei fazer piadas. Pelo menos, não que nem tu.


Beijo.

Bonie disse...

Alemão é mais legal :)

Frio, frio, friiiio.

Carolina Maria, a Canossa disse...

Até aí...eu não faço idéia nem sobre como contar até 2 em holandês...

Anônimo disse...

Idem ao comentário da Carol. :)