terça-feira, 29 de março de 2011

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: porque bala se escreve com B grande

Preste atenção a partir dos 5:32:



Substantivo comum se escreve com letra minúscula, enquanto substantivo próprio vai com letra maiúscula, certo? Bom, foi isso que eu aprendi nos meus primeiros anos de primário e passei a ficar em conflito por conta do Chaves. Afinal, por que o próprio Professor Jirafales diz que bala (ou balaço, em alguns episódios) se escreve com B grande?

Fato é que o Mestre Lingüiça afirma isso com tal propriedade que passei quase duas décadas sem entender a piada. E até mesmo a emenda dada, ora pela Chiquinha e ora pelo Seu Madruga, não ajuda muito. Eles dizem que tal palavra pode sim ser escrita com B pequeno, desde que seja uma bala pequena. Porque, afinal, se a bala é pequena é calibre .22, e 22 se escreve com v pequena. Certo? Em partes...

Esse mistério que tanto me perseguiu durante infância e adolescência só veio a ser desvendado na primeira vez que saí com minha atual namorada, argentina. Conversávamos acerca das peculiaridades da língua espanhola (que belo papo pra seduzir uma garota no primeiro encontro, não é mesmo?) quando vimos uma placa com alguma palavra em questão com a letra V. Não lembro agora qual é.

Foi quando eu percebi que a letra V, em espanhol, tem som de B – e o B segue tendo o som de B. Até aí nada de muito revelador, correto? Pois bem... alguns dias se passaram, meus assuntos de conversa com minha atual namorada melhoraram e comecei meu curso de castelhano em Córdoba. Antes, havia lido em algum desses livros “aprenda espanhol em 20 minutos” que a letra V se chama “uve”, e a B, “be”.

Bom, talvez seja verdade se formos ao espanhol perfeito. Mas, na Argentina, o B é conhecido como “be larga” e o V, “be corta” – afinal, o B minúsculo é maior do que o V minúsculo. Prova: b v. Quem ganhou? No México, país onde o Chaves foi produzido, a nomenclatura é semelhante. B é “be grande” e V, “be chica”.

Agora sim estamos nos aproximando de um entendimento, correto? Agora, para nos acercarmos ainda mais, outra explicação: essa semelhança de sons entre B e V causa muita confusão em quem fala espanhol nativo, e na hora de escrever é bem comum ver palavras que vão com V aparecerem com B, e vice-versa. Daí a pergunta do professor e a confusão do Chaves.

Vamos matar de vez essa questão? Bala se escreve com B, também conhecida como B grande no México. Agora voltemos à emenda da piada: se a bala for pequena é calibre .22, e 22 se escreve com B pequena. Ora veja: vinte e dois, em espanhol, é veintidos. Veintidos se escreve com V, ou seja, a famosa B chica.

Elementar...

No nosso próximo episódio: Por que inglês é tão fácil para o Chaves?

3 comentários:

Ana disse...

Adorei a explicação! Eu já imaginava que a duvida deles na verdade era entre o "b" e o "v", mas eu nao sabia desse detalhe deles chamarem de be chica e be grande.

Danillo - Malkistopheles disse...

Nessa postagem você não colocou o vídeo com som original. Gostaria de saber uma coisa que sempre me intrigou. O professor Girafales diz: "Não, não, esqueça... pode fazer o que quiser." Seu Madruga agradece, mas aí fica tentando entender e colocam as risadas de fundo. Nunca entendi isso. Alguma explicação? Agradeço.

djshymatta disse...

Danillo - Malkistopheles: A explicação é clara: Os pais não podem opinar, estão ali como Observadores!
Ele disse ironicamente à seu Madruga: " Não não.. esqueça! Faça o que o senhor quiser!" E Seu madruga agradece e fica pensando se ele falou isso seriamente, ou ironicamente... Entende?