terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mito popular

Desde pequeno ouço a mesma ladainha: é necessário fazer alongamento antes e depois de realizar um exercício físico. Isso prepara os músculos do corpo, evita distensões e outras lesões e mais um monte de blábláblá.

O problema é que eu, beirando a casa dos 20 anos, raramente faço alongamentos antes jogar futebol com os amigos do prédio. E, para me opor ao discurso popular, nunca tive um problema muscular sequer.

Ontem, no entanto, desci para bater uma bola com os mesmos amigos de sempre e decidi mudar meu hábito. Por ser surpreendido com um frio de 18º em pleno verão, optei por tomar conta do meu organismo e fiz uma caridade ao meu sistema muscular: fiz aquecimento. Alonguei panturrilha, braços, músculos anteriores (da frente) e posteriores (de trás) da coxa... até arrisquei alguns saltos e alguns piques não correr risco algum.

Confesso que me surpreendi que, após o aquecimento, entrei em quadra muito mais inteiro do que o normal. Enquanto a maioria dos amigos tentava encontrar seu melhor ritmo, eu até conseguia levar a melhor sobre um ou outro por estar mais disposto.

Acontece que, depois de uns 40 minutos de jogo, uma bola foi (mal) lançada pelo goleiro do meu time e, para evitar a lateral, estiquei a perna esquerda para dar um balão para trás e impedir que a bola saísse. Assim que chutei a bola, senti um estalo e uma forte dor na coxa esquerda. Não conseguia mais correr, mas ainda assim me mantive firme até o final da partida. Isso que é garra.

Hoje, bom... acordei com uma dor insuportável em quase toda a minha coxa esquerda e não conseguia dar um passo sem manquitolar e sentia uma sensação cortante ao esticar a perna esquerda. Momentos depois, minha médica particular (que também atende pelo nome de mãe) constatou uma distensão muscular. O tratamento para isso é apenas repouso e duas semanas sem correr, jogar futebol ou praticar qualquer atividade física.

E um pensamento que me aborreceu durante o dia inteiro ganhou ainda mais força: nunca contraí uma contusão muscular por deixar de fazer alongamento. Droga de mito popular.

3 comentários:

Allan Brito disse...

PQP!!!

E a Sabesp pode ter perdido um craque!!!

Ah, com jogador peladeiro essas coisas certas ñ funcionam... bom msm pra alongar e aquecer, nesses casos, é cerveja...

Mas será q vc vai estar pronto para a estréia na Libertadores?

Esperamos q sim!!!

Abs!!!

ps: sobre seu comentário lá no meu blog, Nicole Vaidisova é show de bola tb neh... qlqr dia arrumo outra desculpa sem-vergonha pra por umas fotos dela tb...

E a Ana Ivanovic? o q acha? putz, sabe como é... prefiro as morenas... e ela é linda, espetacular!!!

Anônimo disse...

Manda o Allan tomar vergonha e marcar o futebol numa noite dessas. E apareça, com ou sem coxa!

Mas pense positivo; de fato, você nunca sofreu uma distensão muscular por deixar de se alongar. Além disso, se você sofrer um rompimento do ligamento posterior cruzado esquerdo, pode se considerar um atleta profissa.

Anônimo disse...

necessario verificar:)