terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Não entendo qual é que é a da cebola

Estava pensando nisso hoje durante o almoço e percebi que... não cheguei a conclusão alguma. Sério, não me entra na cabeça direito a utilidade pública da cebola. E nem a injustiça por que passa a coitada.

Quando eu era pequeno, não gostava de cebola. Mas com o tempo aprendi a comer a minha tenebrosa comida – de quebra, todos os alimentos que antes eu detestava passaram a ter um sabor delicioso, desde que não preparados pelas minhas mãos de dedos finos e tortos.

E a cebola entrou nessa. Gosto de cebola. Quase incondicionalmente. Até que um dia estava almoçando com uma ex-namorada (que na época ainda não era ex, claro) e ela me disse, culpada: “Amor, tô comendo cebola. Você não se importa?”. Banquei o bonzinho e disse que não, claro. Porque eu não sabia o que aconteceria depois do almoço.

Mas tirando esse episódio, e as lágrimas que eu perdi descascando cebolas, gosto do tal vegetal em pauta neste blog. Só que... afinal, o que diabos é a cebola? Fruta não é, nem mesmo pseudo-fruto. Mas não tem aquela sustância pra ser um legume, como... uma cenoura, por exemplo.

Uma vez, no colégio, ouvi um professor dizer que a cebola era um conjunto de folhas modificadas e blablá. Então... a cebola é tipo um espinafre travestido, é isso? Bah, que palhaçada!

Só que, resumindo, a cebola é um vegetal – não pode ser carne, claro, e... até que me provem, não é algo industrializado. E, como vegetal, deve ter lá seus nutrientes. Mas minha mãe nunca falou “come cebola, filho, porque ela é rica em sei-lá-o-quê”.

Quais os nutritivos de uma cebola, alguém sabe dizer? Aquela coisa deve ser rica em sódio, eu acho. Só que... poxa, ninguém nunca disse que cebola faz bem pros olhos, pra memória, pro cabelo, pra pele, pra voz... só falam que faz você ficar com um hálito bem ruinzinho (e eu não tinha me lembrado justamente disso no almoço com a ex).

Poucas pessoas aliás gostam de cebola in natura. Eu, particularmente, adoro cebola cozida ou aquelas empanadas. Mas de uma maneira geral, a cebola serve apenas para temperar, dar um gosto a mais em todos os alimentos. A cebola é um ketchup à moda antiga, se bobear.

Eu quase senti dó da cebola pensando nisso. Só que nem tudo está tão ruim para ela, que não está sozinha nesse mundo: ela tem a companhia do alho, outro ser sem utilidade pública muito relevante. Assim como este texto.

2 comentários:

Bonie disse...

Nossa, ainda bem que você reconheceu...

Que inútil =x

E by the way, odeio cebola! hahaha

Lui disse...

Odeio cebola.

E fique sabendo que o alho é muito útil.