sábado, 8 de setembro de 2007

Desaproveitamento

Noite de sexta-feira, a mesma praça dos últimos 12 anos.

Dois amigos e duas latas de cerveja. Não discutiam um método de curar o câncer, sobre a política econômica do governo e nem sobre mulheres. Também não falavam sobre futebol. Na verdade, não falavam nada. Olhavam fixamente cada um para um lado.

Um deles quebrou o silêncio, que já durava uns 30 segundos.

– O ano já acabou, cara.
– E ontem mesmo tava todo mundo aqui comemorando o reveillon.
– Puts, é verdade. Parece que foi ontem mesmo.
– É complicado. Olha isso: eu vou fazer 20 anos no mês que vem.
– Você, 20... caramba, é verdade! E no ano que vem é a minha vez...
– 20 anos, cara, você sabe o que é isso?
– Mais ou menos. Quando a gente tinha uns dez anos, eu imaginava como seria a minha vida com 20.
– Como era?
– Eu teria dois carros. Um deles importado, claro. E dois apartamentos: um aqui e um na praia... isso sem falar no meu sítio. Ah, também tem que eu iria trabalhar todo dia de terno e gravata, já estaria casado e com uns dois filhos.
– Não vou rir porque eu imaginava alguma coisa assim também.
– Quando a gente tinha dez anos, chegar aos 20 significava independência. E dinheiro. E também eu imaginava que seria mais alto que todo mundo.
– Eu também. E agora você vê: meu irmão tem 15 anos e está mais alto do que eu.
– E do que eu também.
– Lembra quando a gente fazia o maior esforço pra se pendurar no travessão da quadra?
– A gente tinha que dar pezinho um pro outro...
– Hahahahaha. É verdade. E todo mundo tinha medo de soltar e cair com tudo, de tão alto que era.
– Naquela época, a gente não podia ficar na rua até essa hora.
– Todo mundo subia às 17h30.
– Era perigoso ficar fora de casa à noite.
– E a gente ia pra casa sempre reclamando por ser tão novo e não poder fazer nada.
– A gente queria ter 18 anos pra poder ser independente.
– Hoje, eu queria estar em casa todo dia às 17h30. E jantar com a minha família, conversar sobre o dia de todo mundo.
– Ninguém gostava de fazer isso. E todo mundo deve sentir falta.

Mais uns 30 segundos de silêncio.

– Cara, a gente reclamava sem motivo.
– Foi a melhor fase das nossas vidas. E muitas vezes a gente perdeu tempo reclamando à toa.

Nenhum comentário: